top of page

VI Domingo da Páscoa


25 de maio de 2025

"...faremos nele a nossa morada..."

(Jo 14, 23-29)

Uma palavra fraterna...


Aproximamo-nos da festa da Ascensão do Senhor, festa que terá lugar no próximo Domingo. Continuamos a escutar as palavras de Jesus quando, dirigindo-se aos Seus discípulos, no Cenáculo, pós celebração da última Ceia, apresenta-nos uma espécie de testamento, aquilo que para Jesus é essencial, é prioritário na vida da fé...


Escutamos no Evangelho de hoje: «Quem Me ama guardará a minha palavra», esta é a prioridade na vida da fé: escutar Jesus...


[-] viremos a ele e faremos nele a nossa morada. ... Deixar-se habitar pela presença de Deus. Comungar da plenitude do Seu amor em nós.


"A palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou».

... O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse».


"Deixo-vos a paz. dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como a dá o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração ... Vou partir, mas voltarei para junto de vós".


Escutemos as palavras do Papa Leão XIV no passado domingo: "o novo sucessor de Pedro, o Bispo de Roma, um pastor capaz de guardar o rico património da fé cristã e, ao mesmo tempo, de olhar para longe, para ir ao encontro das interrogações, das inquietações e dos desafios de hoje.


... Amor e unidade: estas são as duas dimensões da missão que Jesus confiou a Pedro."


...] "No nosso tempo, ainda vemos demasiada discórdia, demasiadas feridas causadas pelo odio, a violência, os preconceitos, o medo do diferente, por um paradigma económico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres.


E nós queremos ser, dentro desta massa, um pequeno fermento de unidade, comunhão e fraternidade.


Queremos dizer ao mundo, com humildade e alegria:


Olhai para Cristo! Aproximai-vos d'Ele! Acolhei a sua Palavra que ilumina e consola! Escutai a sua proposta de amor para vos tornardes a sua única família. No único Cristo somos um. E este é o caminho a percorrer juntos - entre nós, mas também com as Igrejas cristãs irmãs, com aqueles que percorrem outros caminhos religiosos, com quem cultiva a inquietação da busca de Deus, com todas as mulheres e todos os homens de boa vontade - para construirmos um mundo novo onde reine a paz." Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança. animo e coragem. Santa e Feliz Páscoa na alegria de Cristo Ressuscitado.


Fraternalmente,

Pe. João Valente.

 
 
 

Comments


bottom of page