História da
Igreja de São João de Brito

Igreja de S. João de Brito

A Igreja de S. João de Brito foi inaugurada a 2 de Outubro de 1955.

O projecto foi concebido pelo arquitecto Vasco Morais Palmeira (Regaleira), no ano de 1951. A construção iniciou-se em 1952, dirigida pelos engenheiros Pinheiro da Silva e Marques da Silva e pelo construtor Diamantino Tojal.

A fachada principal, em forma de empena muito pronunciada, tem no cimo a torre sineira e uma cruz de ferro forjado, com 5 metros de altura. Ao centro apresenta uma grande janela com vidros em losango, que tem à sua frente a estátua de orago, de granito, esculpida por Joaquim Correia. No cimo desta janela estão as armas do Cardeal Patriarca de Lisboa.

A larga moldura de granito tem gravadas as palavras: INGREDIMINI IN CIVITATEM DOMINI - AEDIFICATA EST VOBIS ECCLESIA NOVA MCMLII (Entrai na cidade do Senhor - uma nova igreja foi edificada para vós 1952).

O Interior foi adornado por uma bela azulejaria policromada da Fábrica Santana; por uma pintura (Baptismo de Jesus) de Severo Portela, no baptistério, local onde actualmente está instalado o cartório; e por ricas imagens de cerâmica:

- S. João de Brito, de Soares Branco (colocado à direita do retábulo)
- Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, S. Francisco Xavier, Santo António e os 14 anjos da Via Sacra, de Amélia Carvalheira.
- S. José e Santa Teresinha, de Stella Albuquerque.

O interior da igreja é em cruz latina de uma só nave, com 59 m de comprimento e 16,5 m de largura; o transepto mede 12,5X36m e o presbitério 11,5X14cm. A altura interior máxima é de 18,2m. Tem capacidade para 1000 lugares sentados.

O tecto é de abóbada de berço, e o chão de tacos de madeira clara, tendo zonas de lioz cinzento na entrada, no meio dos bancos, no corpo da Igreja e no transepto, e todo o chão do presbitério.

O altar-mor é de mármore verde viana. Por cima há um candeeiro suspenso do tecto, um círculo duplo de cerca de 3 m de diâmetro, formando como que uma coroa que ilumina a zona do altar. O sacrário é grande, quadrado, com portas de metal dourado em que estão colados vários pedaços de vidro colorido que, quando reflectem luz, produzem belos efeitos. O trono, em andares dispostos em degraus, está oculto por um cortinado de veludo.

Para a edificação deste templo foram utilizados os fundos provenientes da venda da Igreja da Conceição Velha (edificada entre 1679 e 1730), então situada no cruzamento das Ruas Nova do Almada e da Conceição. Foi aproveitado, também, parte do seu espólio para esta nova igreja, nomeadamente:

- O grande crucifixo (colocado no cimo da parede do fundo da capela-mor);
- A estátua de Nossa Senhora da Conceição (colocada à esquerda do retábulo);
- O medalhão de jaspe com a imagem da Virgem em alto relevo (colocado no murete do coro);
- O retábulo de colunas coríntias encimado pela figuração simbólica do Espírito Santo;
- Os dois altares laterais;
- As molduras de duas portas de jaspe profusamente trabalhado (colocados no transepto);
- Alfaias litúrgicas.

Fonte: