top of page

Domingo de Pentecostes

19 de maio de 2024

«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós: Recebei o Espírito Santo»

(Jo 20, 19-23)




Uma palavra fraterna e amiga...

Pentecostes, é o acontecimento, a partir do qual, a Igreja, se reconhece, como fonte e origem. Promessa, dom, graça, do Ressuscitado aos seus discípulos.

Mistério, no qual, a Igreja, continuamente, revive a manifestação do amor de Deus, tornado presente, não só, na vida de oração, na celebração dos sacramentos, mas, também, na concretização desse amor ao próximo, nos gestos concretos de serviço, partilha, fraternidade.


Espírito Santo, Sopro de Deus. Sendo expressão dessa unidade e comunhão de vida entre o Pai e o Filho, comunica à Igreja a vida íntima de Deus, para que, através dessa mesma Igreja, se comunique a toda a humanidade.

Novo Povo de Deus, toda a Igreja, fundada sobre o ministério dos Apóstolos e marcada com o selo do Espírito, inicia a grande aventura missionária, empreendimento que, permanece vivo, nos dias de hoje.


Se o grande desafio, colocado à Igreja, nos dias de hoje, consiste em vencer a crise do compromisso comunitário, "vencer a inércia e a acédia pastoral", somos convocados, pelo mesmo Senhor, a acolher os dons do Espírito Santo, para que neste processo contínuo de conversão, sejamos capazes, não só, aceitar a surpresa de Deus, mas, fazer acontecer o despertar do desejo de Deus, proporcionando experiências de oração e cultivo de uma vida espiritual mais intensa, trazendo maior fecundidade às nossas vidas.


Concretamente, na nossa Comunidade, somos chamados a uma renovada descoberta da vocação da família, na lgreja e na sociedade.

"Para que todas as famílias cristãs se descubram como verdadeiras igrejas domésticas e para que a comunidade eclesial se confirme como autêntica "família de famílias".


Para todos, e através de cada um de vós. junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.


Fraternalmente, Pe. João Valente.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page