top of page

V Domingo do Tempo Comum



08 de fevereiro 2026

... Vós sois ...

(Mt 5, 13-16)

Uma palavra fraterna...


No passado Domingo, sobre o Evangelho das Bem-aventuranças dizia-nos o Papa Leão XIV.


"Na liturgia de hoje, é proclamada uma página esplêndida da Boa Nova que Jesus anuncia a toda a humanidade: o Evangelho das Bem-aventuranças (Mt 5, 1-12). Realmente, elas são luzes que o Senhor acende na penumbra da história, revelando o projeto de salvação que o Pai realiza por meio do Filho, com o poder do Espírito Santo. |...] Queridos irmãos e irmãs, as Bem-aventuranças tornam-se para nós então uma prova de felicidade, levando-nos a perguntar-nos se as consideramos como uma conquista que se compra ou um dom que se partilha; se as depositamos em objetos que se consomem ou em relações que nos acompanham. Na verdade, é "por causa de Cristo" (cf. v. 11) e graças a Ele que a amargura das provações se transforma na alegria dos redimidos: Jesus não fala de uma consolação distante, mas de uma graça constante que sempre nos sustenta, principalmente na hora da aflição."


Hoje, à luz do mesmo Espírito somos chamados a ser "luz" e "sal".


No próximo dia 11 de fevereiro, celebramos o Dia Mundial do Doente. Diz-nos o Papa Leão XIV: "«O verdadeiro remédio para as feridas da humanidade é um estilo de vida baseado no amor fraterno, que tem as suas raízes no amor de Deus». Desejo vivamente que nunca falte no nosso estilo de vida cristão esta dimensão fraterna,

"samaritana", inclusiva, corajosa, comprometida e solidária, que tem a sua raiz mais íntima na nossa união com Deus, na fé em Jesus Cristo. Inflamados por esse amor divino, poderemos realmente entregar-nos em favor de todos os que sofrem, especialmente dos nossos irmãos doentes, idosos e aflitos."


Talvez não encontremos melhor lugar para expressar essa plenitude do amor do junto daqueles que, pelas mais diversas circunstâncias fazem a dolorosa experiência do sofrimento, do abandono, da solidão. Sejamos esse "sal" que não só conserva mas dá sabor à vida. Sejamos "luz" que ilumina e aquece as nossas vidas.

Para todos e, através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem...


Nós, peregrinos de Esperança...

Fraternalmente,

Pe. João Valente.

 
 
 

Comentários


bottom of page