top of page

Domingo da Sagrada Família

ree

28 de dezembro de 2025

"Toma o Menino e sua Mãe e foge para o Egipto»

(Mt 2, 13-15.19-23)

Uma palavra fraterna...


Neste Domingo da Sagrada Família queremos dar voz à mensagem do Papa Leão XIV para o Dia Mundial da Paz: "A paz esteja contigo!".


"Esta antiga saudação, presente ainda hoje em muitas culturas, ganhou novo vigor nos lábios de Jesus ressuscitado na noite de Páscoa. «A paz esteja convosco!» (Jo 20, 19.21) é a sua Palavra que não só deseja, mas realiza uma mudança definitiva naqueles que a acolhem e, consequentemente, em toda a realidade. Por isso, os sucessores dos Apóstolos exprimem todos os dias e em todo o mundo a revolução mais silenciosa: "A paz esteja convosco!".


Desde a noite da minha eleição como Bispo de Roma, quis inserir a minha saudação neste anúncio coral. E desejo reiterá-lo: esta é a paz do Cristo ressuscitado, uma paz desarmada e desarmante, humilde e perseverante. Ela provém de Deus, o Deus que nos ama a todos incondicionalmente." [...] "o contraste entre as trevas e a luz não é apenas uma imagem bíblica para descrever o sofrimento do qual está a nascer um mundo novo: é uma experiência que nos atravessa e nos surpreende diante das provações que encontramos nas circunstâncias históricas em que vivemos. Ora, para não afundarmos na escuridão, é necessário ver a luz e acreditar nela. Trata-se de uma exigência que os discípulos de Jesus são chamados a viver de maneira única e privilegiada, mas que, de muitas maneiras, sabe abrir caminho no coração de cada ser humano. A paz existe, deseja habitar-nos, tem o poder suave de iluminar e alargar a inteligência, resiste à violência e a vence. A paz tem o sopro da eternidade: enquanto ao mal se ordena "basta!" , à paz se suplica "para sempre". O Ressuscitado introduziu-nos neste horizonte. É neste sentir que vivem os promotores da paz que, no drama daquilo que o Papa Francisco definiu como "terceira guerra mundial em pedaços" , ainda resistem à contaminação das trevas, como sentinelas na noite." Para todos e, através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.


Nós, Peregrinos de Esperança, celebrando o mistério do Natal do Senhor.

Fraternalmente,

Pe, João Valente.

 
 
 

Comentários


bottom of page