top of page

II Domingo da Quaresma



16 de março de 2025

«Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O»

(Lc 9, 28b-36)

Uma palavra fraterna...


Todos os anos, no Segundo Domingo da Quaresma, escutamos o Evangelho da Transfiguração, como anúncio desse outro acontecimento que sucedará no 1° dia da semana, a Ressurreição. De modo que, ao longo deste tempo de preparação para a Páscoa, tomemos consciência, de que o termo, para onde caminhamos, é Jesus, e Jesus ressuscitado.


A Transfiguração, lida neste Domingo, logo na sequência do Domingo da Tentação, faz com ele uma espécie de preâmbulo, antes de chegarmos ao momento central da Quaresma. Mortificação e glorificação, tentação e glória, morte e ressurreição, são de facto, a síntese do mistério pascal que estamos a celebrar.


O acontecimento da Transfiguração, não só nos convida a fortalecer o nosso olhar para com Jesus, mas tem uma forte componente de convite e chamamento à oração.


Cuidar dessa vida do Espírito, dessa vida interior.


Vida, para a qual, nem sempre estamos suficientemente motivados.


Aceitemos pois, o convite, o desafio e a oportunidade, de fortalecer estes laços de amizade e comunhão com o Senhor Jesus.


"Depois de anunciar aos discípulos a sua morte, manifestou-lhes no monte santo o esplendor da Sua glória, para mostrar, com o testemunho da Lei e dos Profetas, que, pela sua paixão, alcançaria a glória da ressurreição.


E hoje suplicamos:

"Abençoai, Senhor, os vossos fiéis com a bênção perpétua, e fazei-os aderir de tal modo ao Evangelho do vosso Filho unigénito que sempre possam aspirar e alcançar a glória que Ele manifestou aos apóstolos." Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, ânimo e coragem.


Fraternalmente,

Pe. João Valente.

 
 
 

Comments


bottom of page