top of page

II Domingo do Tempo Comum

18 de janeiro de 2026

«Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo»

(Jo 1, 29-34)

Uma palavra fraterna...


Neste Domingo, uma vez mais, somos confrontados com o testemunho de João Baptista.


A sua missão, dar testemunho...


O evento do Baptismo de Jesus parece indicar o inicio de uma nova criação.

O inicio de uma nova era de paz, entre Deus e toda a criação...


Desde o Seu Baptismo nas águas do rio Jordão, Jesus carrega aos seus ombros o peso dos nossos pecados, até ao Seu baptismo de sangue na Cruz, quando Jesus, com o supremo sacrifício da Sua vida, em obediência e fidelidade à vontade do Pai, realiza a purificação dos nossos pecados, de todos os pecados do mundo.

Particularmente, daquele singular pecado, fonte e origem de todos os pecados, a desobediência, a infidelidade a Deus: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."


E dupla a missão de Jesus: se por um lado nos liberta do pecado, Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo; por outro, é Ele que nos baptiza no Espírito Santo; "E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: 'Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos'» (Jo 20, 22-23).


Esta a missão que Jesus confia aos seus discípulos na ressurreição...


Esta a missão que Jesus nos confia hoje.


E, tal como João Baptista também nós somos chamados a dar testemunho deste mistério do amor de Deus em nós...


Guardemos fielmente estas palavras de Jesus: «Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Mas tenho de passar por um baptismo, e como estou angustiado até que ele se realize!» (Lc 12, 49-50).


Para todos e, através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem...


Nós, peregrinos de Esperança...

Fraternalmente,

Pe. João Valente

 
 
 

Comentários


bottom of page