top of page

V Domingo da Quaresma

06 de abril de 2025


«Quem de entre vós estiver sem pecado atire a primeira pedra..."


Uma palavra fraterna...


O Evangelho de hoje, descreve-nos o encontro de Jesus com uma mulher acusada de adultério. Episódio que nos fala de perdão:

«Mulher, ninguém te condenou? [...] Nem Eu te condeno».


Continua assim Jesus esse Seu caminho que O há-de conduzir à Cruz, à ressurreição, caminho de perdão e amor, não de condenação.


Apesar das circunstâncias da nossa história contemporânea, que se nos apresenta como desumana, mundo de trevas, morte e esterilidade espiritual, observamos que existem também sinais de vida, de renovação.


«O cristianismo é graça, é surpresa de Deus», «Jesus é a verdadeira novidade que supera todas as expectativas da humanidade e assim será para sempre, através da sucessão das épocas históricas».


Como pode o anúncio de Cristo permanecer «novidade» e «surpresa», não se deixando consumir pelo tempo, não fossilizado pelas repetições, não diluído pelos acontecimentos complexos da história da humanidade?


O risco que todos somos chamados a ultrapassar é a nossa presunção, de pensarmos que conhecemos suficientemente bem Jesus. De nos habituarmos à Sua presença, à Sua palavra. O de contentarmo-nos com uma fé infantil e superficial.


Fórmulas decoradas na catequese, celebrações ocas que já não contagiam ninguém.


Celebrar a Páscoa é deixar que essa "surpresa" e “novidade" que é Cristo nos surpreendam de novo.


Reavivar a novidade do Seu perdão, a graça do Seu amor.


É esta explosão de esperança, felicidade e vida, que se tornará missão no nosso próprio modo de estar e viver, de nos relacionarmos uns com os outros. De participarmos na construção de uma Igreja mais fraterna, mais humana, mais solidária.


A Páscoa do Senhor, é a verdadeira revolução da liberdade, da felicidade, do amor.


Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.


Fraternalmente,

Pe. João Valente.

 
 
 

Comments


bottom of page