
09 de fevereiro de 2025
«Deixaram tudo e seguiram Jesus»
(Lc 5, 1-11)
Uma palavra fraterna...
No Evangelho de hoje, vamos encontrar uma grande multidão que expressa o desejo de escutar Jesus, não no interior de um templo, numa sinagoga, mas junto ao Lago, na barca de Simão.
Com Jesus, a Palavra de Deus, não fica reservada exclusivamente para um lugar de culto, mas, sim, sai ao encontro de todos e de cada um, no concreto das vidas, no nosso quotidiano.
Podemos afirmar, escutar Jesus, leva-nos a colocar toda a nossa confiança na Sua Palavra. Ele. Palavra feita carne. Simão, reconhece Jesus como Mestre, apesar de hesitante, confia em Jesus, lançando as redes, vencendo o medo do ridículo, reconhece como a confiança em Jesus e a obediência à Sua Palavra o fazem ir muito além das suas expectativas.
A aventura de Pedro e de seus companheiros, é modelo do caminho que somos convidados a abraçar, tanto individualmente, quer como Comunidade.
O Evangelho que hoje meditamos, recorda-nos e, reaviva em nós a importância de nos aproximarmos de Jesus para O escutar e acolher a Sua Palavra, para discernir à luz do Espírito e com o auxílio da Comunidade, o que se nos pede e quais os passos que não podemos deixar de percorrer nas nossas vidas, no nosso quotidiano.
Palavra, que nos convida a confiar n'Aquele que nos comunica e, é o primeiro a vivê-la. Palavra que nos faz vencer os nossos medos e a tomar consciência que é para nós, hoje.
Palavra que nos convida a tomar decisões que têm repercussões importantes na nossa vida:
"Deixaram tudo e seguiram Jesus". A fazer da disponibilidade o nosso credo de hoje: "Eis-me aqui: podeis enviar-me”.
Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, ânimo e coragem.
Fraternalmente, Pe. João Valente.
Kommentare