top of page

XII Domingo do Tempo Comum


22 de junho de 2025

«Se alguém quiser vir comigo,

renuncie a si mesmo, tome a sua cruz... e siga-Me»

(Lc 9, 18-24)

Uma palavra fraterna...


É o nosso modo de viver, o nosso modo de ser e de nos relacionarmos uns com os outros, a resposta a esta interpelação de Jesus: "e vós quem dizeis que Eu sou?" O exemplo e o testemunho falam mais alto e de um modo mais eloquente do que muitos discursos ou palavras, por mais belos que sejam.


Renunciar a si mesmo, é sinónimo de dar prioridade a Jesus, à Sua mensagem, à Sua Palavra, ao Evangelho. Abdicar de si mesmo para fazer o outro feliz. Regra de ouro na vida conjugal, na vida familiar, nos mais diversos contextos que habitamos e cruzamos.


Tomar a sua cruz, a nossa cruz, naquilo que esta significa para nós. Expressão de amor maior, pois só no amor podemos acolher, aceitar o mistério da Cruz.


Perder a vida por causa de Jesus..., talvez para muitos possa parecer exagero, estar para além das nossas capacidades..., mas, todos o sabemos e já o experimentamos, é com Jesus que fazemos a experiência de uma autenticidade e coerência que nos transcende e supera até mesmo a nossa percepção de felicidade.


Só quem experiência a força do perdão, da misericórdia e do saber-se amado pode verdadeiramente reconhecer a força e beleza, a grandeza e a surpresa deste amor sem limites.


Que na nossa Comunidade de São João de Brito saibamos acolher com humildade esta graça que é Jesus, o seu amor sem limites, lugar onde todos se sintam acolhidos e possa experimentar a alegria de uma família, comunidade fraterna, solidária onde o Evangelho é a marca distintiva no viver de todos nós.


Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.


Peregrinos de Esperança.

Fraternalmente,

Pe. João Valente.

 
 
 

Comments


bottom of page