XIII Domingo do Tempo Comum
- paroquiasjbritolis
- 30 de jun.
- 2 min de leitura

29 de junho de 2025
"Tu és Pedro; sobre esta pedra edificarei a minha Igreja..."
(Mt 16, 13-19)
Uma palavra fraterna...
Estamos a concluir um ano pastoral, um novo começa. Sublinhamos hoje algumas palavras do nosso Patriarca da mensagem que dirige na abertura do novo ano pastoral:
"Este novo Ano Pastoral 2025/2026 começa marcado por sinais cheios de esperança para a Igreja, L...) Continuamos a caminhada jubilar, convocada pelo nosso saudoso Papa Francisco, que definiu que os 2025 anos do Nascimento de Jesus Cristo seriam pautados sob a égide do tema «Peregrinos de Esperança».
O Papa, Leão XIV, logo no início do seu pontificado escutamos palavras programáticas, que todos devemos assumir: l..] «Irmãos e irmãs, gostaria que fosse este o nosso primeiro grande desejo: uma Igreja unida, sinal de unidade e comunhão, que se torne fermento para um mundo reconciliado» (Homilia, 18 de maio de 2025). Por isso, com o tema «Caminhemos na esperança», convido todos a fazermos este caminho testemunhando esta unidade que é dom de Deus e tarefa de cada um dos batizados.
Aliás, só assim se pode dar aquela grande prioridade, que é a «Conversão missionária da pastoral», isto é, termos consciência que a missão não é só mais uma tarefa da Igreja, mas diz respeito à sua própria natureza e identidade. A Igreja é chamada a fazer presente, em todos os tempos e em todas as geografias, o amor de Deus. Por isso, não há nada que a Igreja faça que não seja missão. Por isso, é importante que o fulgor em todas as estruturas - seja nas paróquias, nas pequenas comunidades, na cúria e seus departamentos e em todas as realidades eclesiais - se respire o propósito e o ardor pela missão. Sabemos que, para isso, não bastam planos e estruturas. A isso também nos chamava a atenção o Papa Leão XIV: a Igreja será farol «não tanto pela magnificência das suas estruturas e pela grandiosidade dos seus edifícios [...], mas pela santidade dos seus membros, do povo que Deus adquiriu» (Homilia, 9 de maio de 2025). Deste modo, a missão está, em primeiro lugar, no coração de cada um dos batizados, consciência que tem sido reavivada pela caminhada sinodal da Igreja universal. "...
Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem. Peregrinos de Esperança.
Fraternalmente,
Pe. João Valente.
Comentários