top of page

XVIII Domingo do Tempo Comum



04 de agosto de 2024

«Quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede»
.Jo 6, 24-35)
Uma palavra fraterna.

Como não recordar hoje aqueles dias memoráveis das Jornadas Mundiais da Juventude.

Agosto de 2023.
Na nossa Comunidade Paroquial, jorrou um manancial de alegria, espírito de serviço, partilha, interajuda, dedicação, um verdadeiro tempo de graça, misericórdia, esperança e felicidade. Nas famílias de acolhimento, nos voluntários, nos responsáveis e colaboradores. os jovens e seus animadores, nunca se ouviu um não. Cansaço, dificuldades, também se sentiu, mas, sempre ultrapassadas com o espírito que melhor manifesta a nossa identidade: o que somos, o que procuramos ser, apesar das nossas fragilidades, uma verdadeira comunidade de irmãos.

Sim... Foram dias extraordinários, que não conseguirei expressar na sua plenitude, nestas breves palavras que, convosco, hoje partilho.

Não posso, por isso, passado um ano, deixar de expressar o meu profundo agradecimento a todos quantos contribuíram para o bom êxito desta missão.
Talvez, a nossa primeira palavra deva ser dirigida ao nosso Patriarca de então, Patriarca Emérito D. Manuel Clemente. Foi do seu imenso coração que surgiu o desafio que nos lançou em sermos a Igreja que acolhe as Jornadas. Não será difícil imaginar quantos obstáculos teve de vencer para que este projeto fosse uma realidade na nossa Igreja.

Em Igreja, depressa nos apercebemos, como tudo está pronto para um resultado negativo. Mas, também em Igreja, nos apercebemos que não somos nós, mas Ele que “edifica a nossa casa". É o Espírito Santo que nos move e nos dá a sabedoria, força e graça, para, apesar das nossas fragilidades e limitações, o resultado ultrapassar sempre a nossas expectativas.

A todos e a cada um de vós, que estivestes envolvidos nas dinâmicas das Jornadas, mesmo aqueles que fisicamente não puderam estar presentes, mas, cuja oração de intercessão foi imprescindível. A todos e a cada um, o nosso muito obrigado. Bem hajam. Crescemos juntos, caminhamos juntos e este foi apenas o começo de uma longa caminhada, que juntos aprendemos a viver...

Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.

Fraternalmente, Pe. João Valente.
7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page