top of page

XXI Domingo do Tempo Comum




25 de agosto de 2024

«Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna»
(J0 6, 60-69)

Uma palavra fraterna.

Concluímos neste Domingo, a leitura do capítulo VI do Evangelho de São João.

Este longo discurso de Jesus sobre o Pão da vida.

Recordemos algumas das afirmações de Jesus ao longo deste discurso:
"Trabalhai, não tanto pela comida que se perde, mas pelo alimento que dura até à vida eterna e que o Filho do homem vos dará." (...) "A obra de Deus consiste em acreditar n'Aquele que Ele enviou" (...) "O pão de Deus é o que desce do Céu para dar a vida ao mundo" (...) "Eu sou o pão da vída: quem vem a Mim nunca mais terá fome, quem acredita em Mim nunca mais terá sede" (...) "...este pão é o que desce do Céu, para que não morra quem dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que Eu hei-de dar é a minha carne, que Eu darei pela vida do mundo" (...) "Se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai. Também aquele que Me come viverá por Mim".

Também hoje queremos dizer como Pedro:
"Para quem iremos. Senhor? Tu tens palavras de vida eterna." O
No inicio de um novo ano pastoral, no retomar das atividades: litúrgicas, da catequese, movimentos, associações, todos na Igreja somos convidados, a dirigir o nosso olhar para a centralidade da Eucaristia. Lugar privilegiado de encontro com o Senhor.
Lugar para onde toda a nossa vida converge e ganha um novo vigor.

Que ao longo deste ano façamos da Eucaristia o verdadeiro espaço de construção da Igreja, da comunidade cristã.
Lugar de fraternidade, solidariedade. comunhão e amizade. Caminho de esperança.

Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.

Fraternalmente. Pe. João Valente.
13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page