XXII Domingo do Tempo Comum
- paroquiasjbritolis
- 25 de set.
- 2 min de leitura

31 de agosto de 2025
"...sentar-se no último lugar!"
(Lo 14, 1.7-14)
Uma palavra fraterna...
"...Não tomes o primeiro lugar"
... "vai sentar-te no último lugar"; ... "não convides os teus amigos nem os teus irmãos, nem os teus parentes nem os teus vizinhos ricos," ... "convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos"
Qual a proposta de Jesus?
Em primeiro lugar a gratuidade do amor... A vida não é um negócio, onde se troca e vende, não é um comércio de interesses e procura de vantagens ou méritos. Pressupõe a liberdade e a gratuidade nas relações de amizade.
É claro o convite de Jesus: convida todos aqueles que nunca poderão corresponder, ajuda o que menos tem, não fiques preso na expectativa da recompensa...
Talvez fique a impressão de que perdemos, saímos lesados; ... para muitos uma loucura; para Cristo estes gestos conduzem-nos à novidade e verdade do Reino de Deus.
É importante sublinhar: para Jesus devemos superar toda e qualquer atitude egoísta, não somos o "umbigo" do mundo; nem viver na expectativa de uma recompensa: "Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
A nossa referência será sempre Cristo e o mistério da Cruz, expressão desse amor maior que vence o mal, o pecado, a morte. A luz que ilumina o nosso viver é a graça da ressurreição, acontecimento maior em nossas vidas. Deus não só ama os humildes, mas revela-Se como Aquele que sempre ocupa o último lugar ao lado dos mais sofredores e Se humilha até à morte. A humildade é a atitude que nos abre a Ele e nos torna seres "salvos" pela graça de um amor incomensurável...
Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem. Peregrinos de Esperança.
Fraternalmente,
Pe. João Valente.
Comentários