No evangelho de São Lucas, na sinagoga de Nazaré, Jesus apresentou-nos o seu plano pastoral: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres, enviou-me a proclamar aos prisioneiros a libertação e aos cegos a recuperação da vista, a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável do Senhor" (Lc 4, 18s). Plano esse, que se concretiza no relato do Evangelho de hoje. A cura de um surdo/mudo.... estrangeiro..., pagão...
A missão de Jesus: restituir a dignidade de filho de Deus.
Superando assim, todas as barreiras ou obstáculos, mesmo nas imperfeições físicas.
Dignidade de todo o homem e de todos. Independentemente da sua origem ou condição.
Só Jesus, pode verdadeiramente curar-nos dessa surdez que nos impede de escutar esta Palavra de vida, esperança e salvação; para então, podermos anunciar a todos esta feliz notícia que é a presença d'Aquele que nos pode curar, libertar, restituir essa dignidade, essa plenitude de vida.
Por isso e, uma vez mais, o Evangelho não é apenas o relato de um acontecimento no passado, mas, muito mais, tudo aquilo que o Espírito Santo vai realizando hoje em nós, na medida em que nos deixamos tocar por esta presença, dom do ressuscitado para a
Igreja e para o mundo.
Renovemos o nosso compromisso neste recomeço de um novo ano pastoral.
Peçamos ao Senhor a coragem que nos permita superar os nosso medos, o nosso desalento ou desânimo.
Que todos experimentem a alegria de pertença a esta imensa família de irmãos que é a lgreja. Que ninguém, por maior que seja a sua deficiência se sinta excluído ou marginalizado. Que a Igreja seja cada vez mais a casa de todos. Aqui ainda temos um longo caminho para aprender e aperfeiçoar..
Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.
Comments