top of page
paroquiasjbritolis

XXIV Domingo do Tempo Comum

Atualizado: há 20 horas



15 de setembro de 2024

«E vós, quem dizeis que Eu sou?»

(Mc 8, 27-35)


Uma palavra fraterna.


Sempre tive uma certa curiosidade em saber qual a opinião das pessoas acerca de Jesus.


Bem sabemos como divergem as opiniões. Para muitos essa questão nem se coloca, são indiferentes. Para outros, um conjunto de ideais, princípios e normas éticas que influenciaram e determinaram o rumo da história, dos acontecimentos, da cultura, da civilização, da humanidade. Não podemos esquecer, também, todos aqueles para quem se tornou uma realidade profundamente perturbadora e inquietante. Talvez, por tudo isso, voltar a questionar-se sobre o lugar que Jesus ocupa na nossa vida e, com o qual nos identificamos, seja uma questão oportuna.


Se juntarmos a esta a interpelação de Tiago: "De que serve a alguém dizer que tem fé, se não tem obras?" Encontramos aqui matéria para uma revisão de vida séria e autêntica.


O grande desafio no inicio deste ano pastoral prende-se com a capacidade de "serviço" "compromisso" e "participação" na construção da comunidade. Mesmo que para tal signifique renúncia, sacrifício, dedicação, entrega. Como Jesus nos recorda no Evangelho de hoje: "Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Na verdade, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á" Que o Senhor nos dê a força interior para vencermos os nossos medos, as nossas hesitações e, a coragem e sabedoria para nos colocarmos disponíveis para servir, partilhar e darmo-nos para um bem maior, o bem de todos.


Para todos, e através de cada um de vós, junto daqueles que mais precisam, uma palavra de conforto, esperança, animo e coragem.


Fraternalmente, Pe. João Valente.

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page