Paróquia de São João de Brito | Alvalade | Lisboa
Exéquias
Como marcar o funeral?
Em princípio, a Agência Funerária que contratar para o serviço fúnebre tem também o encargo de acertar o local, a hora e o sacerdote para a realização do funeral de acordo com as suas instruções.
Onde é feito o “Velório”?
É tradição na nossa cultura fazer uma vigília no dia anterior ao funeral. O Velório (nome comum) pode ser feito nas Capelas Mortuárias.
Onde é feito o Funeral?
O Serviço Religioso é sempre feito nos locais consagrados para tal. O mais comum são as capelas mortuárias.
Inumação ou Cremação?
Segundo a doutrina da Igreja, há preferência em sepultar o corpo do defunto mas não se proíbe a sua cremação. A condição é que se respeite e não se perca a memória dos defuntos. Assim, a indicação é que, quer para o corpo quer para as cinzas, o lugar do depósito seja o cemitério ou um local consagrado em exclusivo para isso como os columbários (que já existem em alguns cemitérios e paróquias).
Depois do Funeral que posso fazer mais pelo defunto?
Na celebração da missa rezamos sempre pelos defuntos. Pode pedir que se reze particularmente pela intenção do seu defunto. Tradicionalmente reza-se a missa no 7º dia, no 30º dia e no aniversário do falecimento.
Não encontrei, resposta o que faço?
As eventuais dúvidas ou pedidos de informação devem ser apresentados preferencialmente no cartório da paróquia, de modo a obter a resposta mais adequada.