Exéquias

Como marcar o funeral?

Em princípio, a Agência Funerária que contratar para o serviço fúnebre tem também o encargo de acertar o local, a hora e o sacerdote para a realização do funeral de acordo com as suas instruções.

Onde é feito o “Velório”?

É tradição na nossa cultura fazer uma vigília no dia anterior ao funeral. O Velório (nome comum) pode ser feito nas Capelas Mortuárias.

Onde é feito o Funeral?

O Serviço Religioso é sempre feito nos locais consagrados para tal. O mais comum são as capelas mortuárias.

Inumação ou Cremação?

Segundo a doutrina da Igreja, há preferência em sepultar o corpo do defunto mas não se proíbe a sua cremação. A condição é que se respeite e não se perca a memória dos defuntos. Assim, a indicação é que, quer para o corpo quer para as cinzas, o lugar do depósito seja o cemitério ou um local consagrado em exclusivo para isso como os columbários (que já existem em alguns cemitérios e paróquias).

Depois do Funeral que posso fazer mais pelo defunto?

Na celebração da missa rezamos sempre pelos defuntos. Pode pedir que se reze particularmente pela intenção do seu defunto. Tradicionalmente reza-se a missa no 7º dia, no 30º dia e no aniversário do falecimento.

Não encontrei, resposta o que faço?

As eventuais dúvidas ou pedidos de informação devem ser apresentados preferencialmente no cartório da paróquia, de modo a obter a resposta mais adequada.

botao-de-seta-curva-para-a-esquerda.png