Matrimónio

Preparar o Sacramento do Matrimónio

Quais são os documentos necessários para o processo canónico?

O Matrimónio celebra-se na Igreja, com culto público, escolhida pelos noivos. A pré-marcação faz-se no Cartório da Igreja de São João de Brito. Pode realizar-se um ano antes do matrimónio e confirmada até 3 meses antes da data. Se a confirmação não for feita a pré-marcação fica anulada automaticamente.

O processo para o Matrimónio faz-se na Paróquia da Residência da noiva ou do noivo e deve iniciar-se seis meses, antes da data. Se o processo decorre na nossa Paróquia inicia-se com três meses antes da data pretendida.

Como fazer a pré-marcação na Igreja onde quer celebrar o Matrimónio?

Caso seja na igreja da nossa Paróquia, deve contactar, para a pré-marcação do Sacramento do Matrimónio, o Cartório da Igreja de São João de Brito. As pré-marcações podem ser feitas até um ano antes do matrimónio e precisam de serem confirmadas até 3 meses antes da data, caso a confirmação não seja feita a pré-marcação fica anulada automaticamente.

Onde decorre o processo preparatório do Matrimónio?

O processo para o Matrimónio faz-se habitualmente na Paróquia da Residência da noiva ou do noivo e deve iniciar-se, com tempo suficiente de antecedência, cerca de seis meses. Quando o processo decorre nas nossas Paróquias deve iniciar-se no cartório paroquial, pelo menos com três meses antes da data pretendida.

Quem trata do Processo civil?

Se o processo ocorre nas nossas paróquias, o certificado civil para casamento católico, deve ser pedido pelos noivos numa conservatória de registo civil. O certificado civil tem apenas três meses de validade.

Que últimos passos os noivos devem dar?

Entregar, duas semanas antes da data do matrimónio, na Igreja onde se celebra o Matrimónio:
• O Certificado matrimonial de Nada Obsta emitido pelo Patriarcado,
• O Certificado Civil para Casamento Católico,
• O certificado de participação no Curso de Preparação do Matrimónio (CPM).

Acompanhar

Os noivos tratam do processo canónico e civil e têm um conjunto de encontros de preparação doutrinal e litúrgico em ordem ao Matrimónio. Recomenda-se que intensifiquem espiritualmente o tempo último de noivado, aprofundando a sua fé, celebrando os sacramentos, vivendo em estado de graça, preparando a recepção do Sacramento do Matrimónio.

Convidam-se os noivos a participarem num CPM. Esta paróquia organiza num fim-de-semana de Abril um Curso para Noivos. Para mais informações contacte a Paróquia.

Celebrar

Convidam-se os noivos a aprofundarem a relação com Deus, na oração, a participarem numa recolecção ou num retiro e a confessarem-se antes do Matrimónio para estarem em estado de graça na celebração do Sacramento.

botao-de-seta-curva-para-a-esquerda.png